A Câmara Legislativa do Distrito Federal, por iniciativa do
gabinete da deputada distrital Luzia de Paula (PSB), realizou no plenário da
Casa, no dia 28 de setembro, uma audiência pública para debater e esclarecer os
critérios de distribuição de verbas públicas de publicidade para os veículos
comunitários e alternativos, impressos, televisados, falados e online do
Distrito Federal.
Além da deputada Luzia de Paula, que presidiu a audiência, a
mesa foi formada pelo secretário de
Comunicação do Governo de Brasília - Luciano Suassuna, a subsecretária de
Publicidade do Governo - Thiara Zavaglia, o chefe da Comunicação da Câmara Legislativa DF
- André Duda, e o assessor parlamentar Cláudio Alcântara.
Presente também ao evento, o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular - Acilino
Ribeiro. Ausência lamentada, do presidente do Tribunal de Contas do
Distrito Federal – Conselheiro Renato Rainha.
Na assistência estavam presentes a diretoria de várias
entidades e associações, a saber, ASVECOM,
ASSAD-DF, ABBP, MOVIMENTO DOS BLOGUEIROS PRODUTORES DE CONTEÚDO, ABRAÇO,
COOPERJACE, além de jornalistas independentes e representantes de outras
instituições do segmento, Jornais, Revistas, Blogs, sites, webradio, webtv e também de rádios e tvs comunitárias.
O objetivo da audiência proposta por Luzia de Paula foi
esclarecer dúvidas quanto à aplicação da Emenda a Lei Orgânica nº 74, que
alterou o parágrafo 9º do Artigo 149, que obriga a reserva de, NO MINIMO 10% dos recursos destinados à
propaganda e publicidade da Administração Pública local para contratação de
veículos alternativos de comunicação comunitária e alternativa.
Ao abrir a audiência, Luzia lembrou a Via Crucis que foi a
aprovação da ELO 74 e também o grande empenho de diversos proprietários de
jornais comunitários, jornalistas e blogueiros, com destaque para a Associação de Veículos de Comunicação
Comunitária do Distrito federal e Entorno – ASVECOM.
Luzia de Paula, disse que a luta para aprovar a emenda foi
“incansável”. Ela lembrou que os resultados positivos já podem ser vistos na
prática, exemplo, é o orçamento de 2017, que em seu parágrafo 18, contempla os
veículos de comunicação local com respectivas verbas publicitárias. A deputada
também se lembrou da criação do Dia do Blogueiro, que acontece no dia 7 de
junho.
“Isso é que eu vejo como um grande ganho. Foi para mim e para todos que estiveram envolvidos, uma missão que terminou com sucesso, pois só assim poderemos acabar com a desigualdade social que atinge, não só o segmento da comunicação, mas também todos os outros, dentro do DF”, Deputada Luzia de Paula
“A iniciativa da deputada Luzia de Paula em lutar e aprovar a ELO 74 foi um dos maiores avanços para a mídia alternativa do Distrito Federal. E a sua atitude em promover uma audiência pública para debater a distribuição de verbas públicas para jornais comunitários e blogs passa a ser o mais importante passo na busca pela isonomia de direitos da nossa imprensa e também pela liberdade de expressão da sociedade brasiliense ”. Edvaldo Brito – Asvecom.
NA TRIBUNA
A palavra foi franqueada a todos os presentes que quiseram se manifestar. Com
exceção de alguns que preferiram ocupar a tribuna para criticar o governo de
Brasília, a maior parte reivindicou melhorias e destacou para os representantes do governo e CLDF as
vantagens de se apoiar a mídia local.
“Os jornais e veículos comunitários alternativos são formados por comunicadores das cidades do Distrito Federal e do Entorno que conhecem e vivem os problemas sociais, econômicos e políticos de suas comunidades”. Jeová Gonçalves – Assad/DF
LIMITE DE PEÇAS
O limite de peças do governo por edição foi uma das
restrições levantadas por alguns jornalistas e blogueiros. A subsecretária de Publicidade do Governo - Thiara Zavaglia
destacou as dificuldades financeiras do governo e destacou que são 75 blogs e
63 jornais comunitários impressos que estão habilitados para fazer parte do
planejamento da publicidade do governo.
PAGAMENTOS
A demora no repasse do pagamento pelas agências - sendo a
Agnelo Pacheco a mais citada – foi outro tema levantado pela assistência. O chefe da Comunicação da Câmara Legislativa
DF - André Duda informou que já notificou as agências e deu um prazo para
regularização dos pagamentos. Segundo ele, caso a agência não atenda, poderá
ter o contrato reincidido e ficar desabilitada para novos contratos com órgãos
públicos. A subsecretária de Publicidade
do Governo - Thiara Zavaglia informou que vai verificar as pendências e
tomar as providencias cabíveis.
NOTA DO EDITOR
É louvável o empenho
do servidor público em querer estabelecer e preservar critérios técnicos para o
exercício de seu trabalho. O perigo é quando o empenho em observar os critérios
técnicos passe a ser a missão e não o caminho. A secretaria de publicidade do
governo e a chefia de publicidade da CLDF tem a obrigação de informar a
comunidade sobre o que está sendo feito com o dinheiro arrecadado com os
impostos que ela paga.
Não é uma opção. A
publicidade dos atos de governo faz parte dos 5 Princípios da Administração
Pública (1) Princípio da Legalidade; 2) Princípio da Impessoalidade; 3)
Princípio da Finalidade; 4) Princípio da Moralidade; 5) PRINCÍPIO DA
PUBLICIDADE).
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