Considerada uma das maiores obras viárias em andamento
no país, o Túnel de Taguatinga chega a uma importante etapa de execução.
A concretagem da laje.
Chegamos numa fase muito importante que é a concretagem das lajes. Ela será feita em duas etapas, uma no sentido Ceilândia-Taguatinga e outra no sentido Taguatinga-Ceilândia. Para cada laje concretada são utilizados em torno de 30 caminhões de concreto. É gostoso ver o andamento da obra porque a gente sabe a importância desse túnel para a região.IBANEIS ROCHA
São mais de 20 anos que a população aguardava por ela.
Governador do Distrito Federal
Essa etapa deve durar em torno de seis meses. É uma etapa muito importante e sabemos que a laje sofre esforços e impactos diferentes. Aqui, no trecho atual, temos uma altura menor de terra, de aterro sobre a laje. Por isto, é uma laje maciça. Mais para frente, onde a altura do aterro é maior, nós teremos uma laje nervurada.
O Túnel de Taguatinga conta com um investimento de R$ 275,7 milhões e gera cerca de dois mil empregos. Os serviços, que estão 40% executados, vão beneficiar mais de 137 mil motoristas, desafogando o trânsito da região.
OBRA
Com previsão de entrega para 2022, a passagem subterrânea fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, além de oferecer uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso vai evitar a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.
Com a conclusão da obra, os carros que estiverem na Avenida Elmo Serejo, sentido Plano Piloto, vão entrar pelo túnel e sair na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Do outro lado, aqueles que chegarem a Taguatinga pela EPTG também passarão pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu.
Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte. A passagem subterrânea terá 1.010 metros de extensão e vai contar com duas vias paralelas, cada uma com três pistas de rolagem em cada sentido.
0 Comentários